sábado, 31 de outubro de 2009

Obras, Ferro Velho e Autocarros - Promessas Ainda Não Cumpridas

Apelo:

Boa noite: queria daqui fazer muito encarecidamente, um apelo ao Sr Engº GABRIEL OLIVEIRA, agora que as obras estão em curso aqui na nossa urbanização, embora não estejam com aquela velocidade de cruzeiro, com que se iniciaram, especialmente nos dias que antecederam as eleições, nessa altura estavam com um ritmo alucinante pena é que logo a seguir afrouxassem da forma como afrouxaram ( bom mas isso são outras contas )ora bem,o que eu de facto quero daqui pedir-lhe é como um vizinho já relatou num post anterior, para quando a saída definitivamente da ( sucata, ferro velho,lixeira ) mas por amor de Deus,faça com que de uma vez por todas este triste cenário saia de cena do nosso bairro e que a Rua ALEXANDRE PINHEIRO TORRES prossiga tal como está na planta da urbanização, até á zona das bombas e dê lugar á futura rotunda para que o mais breve possível a carreira 224 da Rodoviária de Lisboa possa entrar no bairro e servir as pessoas, sim que esta promessa já foi pelo senhor, feita no longínquo mês de Janeiro de 2007 como o Sr Engº se deve recordar, porque o Sr Engº não sabe (ou se calhar sabe mas não quererá saber ) que as pessoas que como eu moram nesta zona da urbanização,neste momento para irem apanhar o autocarro,das duas uma,ou vão dar uma volta enorme, para apanhar o autocarro ou então para encurtar caminho passam literalmente por cima do lixo que é imenso por um caminho sem o mínimo de condições,para chegar á paragem do autocarro,ainda recentemente aquando destes últimos dias de chuva, eu próprio presenciei uma situação bastante triste que foi,uma senhora com uma criança ao colo escorregou e caiu exactamente na zona do lixo,quando se dirigia para o autocarro é por isso que estou a apelar á sua compreensão no sentido de que dê prioridade á conclusão da rua atrás referida para que o mais breve possível deixemos de ter que passar por cima do lixo.

26 comentários:

Anónimo disse...

Caros vizinhos “bloguers”
Relativamente às obras :
Serve o presente comentário para informar que as obras nunca pararam, estando a ser maioritariamente efectuadas do “topo” da urbanização – “rua das vivendas” - para baixo ( facto que apenas descobri por ver as maquinas a passarem à minha porta todas as manhâs). Pelo que, e para os vizinhos mais cépticos com o andamento da mesmas, sugiro uma visita a essa rua para confirmar, por exemplo, que os passeios já estão em fase de conclusão avançada.
Relembro também que, nalgumas ruas, já foi efectuada uma limpeza do mato na zona de instalação dos passeios.
Concordo que as obras não estão a decorrer ao ritmo a que já estiveram, mas – infelizmente – este é que corresponde ao ritmo habitual na esmagadora maioria das empreitadas públicas. O fundamental para mim é que sejam completas e bem executadas.
Relativamente à remoção do ferro velho :
Só posso concordar com a remoção da aberração que ainda se encontra instalada, bem como a conclusão da respectiva rotunda. O único problema aqui reside no facto da remoção do ferro velho ser muito mais complexa do que qualquer outra intervenção, porque obriga a possuir um local para onde o mesmo possa ser transferido.

Anónimo disse...

Amigo Vizinho :
Concordo plenamente com quase tudo o que acaba de relatar, mas tem que concordar comigo que o ritmo das obras na semana antes das eleições foi um ritmo anormal não concorda ???
já na questão do ferro velho desculpe-me, mas não concordo, e não concordo quando diz que tem que haver um outro local para onde possa ser transferido.
Não sei se o Vizinho em tempos não muito distantes, viu mas se não viu, eu vi,na altura que removeram de lá a maior parte dos carros velhos que se encontravam mesmo junto á estrada colocarem uma placa em que dizia que o dito tinha mudado de instalações para a serra da luz em ODIVELAS,ora pelo que na altura li era suposto esta sucata ter saído dali definitivamente,e o que na realidade aconteceu foi de facto saiu mas parcialmente.

Um ABRAÇO...

Anónimo disse...

Carissimo vizinho que vê as máquinas passarem à sua porta todos os dias, é um facto que se calhar, o ritmo normal das obras é infelizmente o que observamos actualmente, mas um facto ainda mais permente, é que realmente, e mais uma vez, tratam-nos como se de animais irracionais nós fossemos. E uma vez que nos tratam como tal, tambem reclamo do direito de os tratar ao mesmo nível, e assim sendo será que estas BESTAS, que estão na câmara, acham que podem dar um bife a cheirar a quem tem fome, prometendo-lhes uma vaca, e depois, mal sabem que têm TACHO por mais quatro anos, fogem com o "cheiro" com o bife e com a vaca prometida! Quanto ao ferro velho, e já que o vizinho é uma pessoa atenta, vê as máquinas a passarem, e até sabe exactamente qual o ponto da situação das obras, tambem viu concerteza, tal como afirma o nosso outro vizinho, uma placa a informar a mudança de local do sucateiro. E só para finalizar, acho que os principais culpados pela actual situação do bairro somos todos nós! Sim todos nós! Estamos à cinco anos de braços cruzados, a cheirar o Bife e à espera da vaca que nunca virá! Inaugurou-se o maior CC de Portugal à nossa porta, alguem demonstrou vontade de ir fazer barulho para dar alguma visibilidade ao bairro?? Passamna rua à nossa porta, centenas de pessoas, já alguem pensou em manifestar-se de forma a fechar, nem que fosse por uma manha o trânsito da mesma?? Naahhh, para quê?? Aguardemos mais quatro anos, continuamos com a mesma atitude de concordancia com a situação, tal como o nosso vizinho, e tal como ele, continuaremos a ver as maquinas passarem.
Luís Alves

Anónimo disse...

MORADORES DO MOINHO DO GUIZO :
volto de novo ao encontro de todos para apelar a uma maior participação neste blogue, é com imensa pena que vejo que a participação aqui se resume a pouco mais de meia dúzia de pessoas que de facto se preocupam com o bem estar no nosso bairro,os outros, bem os outros, limitam-se a espreitar o blogue e nada mais,o que eu daqui peço a todos os vizinhos é de facto uma maior participação de todos dando conta de tudo o que se passa, digam, o que vai sendo feito de bom,o que está mal, porque na realidade já não somos tão poucos quanto isso
e opiniões, nada, salvo pouquisssimas excessões são na realidade sempre os mesmos a exprimir as suas ideias,vejam os blogues dos nossos vizinhos, e verifiquem como eles relatam os problemas deles nos locais onde moram, o que eu sinceramente acho é que aqui na nossa urbanização são todos uma cambada ( perdoem-me a expressão ) de comodistas e assim sendo,só temos aquilo que merecemos porque o que os nossos autarcas querem, e devem estar maravilhados connosco é que não lhe chateiem a cabeça e nós na realidade não os aborrecemos, eles lá mo fundo pensarão e com alguma razão os moradores do moinho do guizo são mesmos fixes, vivem á cinco anos num bairro sem as minimas condições e continuam alegres e contentes ((( não se manifestam é porque não estam mal )))

SINCERAS SAUDAÇÕES A TODOS OS
MORADORES DO MOINHO DO GUIZO

Anónimo disse...

Que seja a ultima que nos fazem passar por parvos!!!

ULTIMAAAAAAAA

Anonimo disse...

Caros vizinhos,
Concordo com estas afirmações feitas e temos sido mt brandos com todas estas situações, como voces pensam em manifestar??
Tiago

Anónimo disse...

Pedido de informação:
Bom dia.
este pedido é dirigido ao sr Vereador GABRIEL OLIVEIRA , como morador do MOINHO DO GUIZO quero que me informe a mim e todos os moradores aqui do bairro com a maior urgência possivel,o PORQUÊ do ferro velho,continuar aqui, pese embora á uns tempos atrás termos todos sido informados que o mesmo tinha mudado de instalações CONCRETAMENTE PARA A SERRA DA LUZ, PENSO QUE TODA A GENTE VIU A INFORMAÇÃO (MENOS AQUELES QUE NÃO QIZERAM VER )como o nosso vizinho que eu muito respeito mas que disse que a remoção do referido ferro velho era uma situação muito complexa, mas então eu pergunto, foi ou não foi, dito e escrito, que tinha mudado de instalações, se era para continuar ali então para que é que colocaram o placard a informar da mudança para outro local??????????????????????????? e aqui é que eu quero, e exijo, que a CAMARA nos informe porque é que as coisaas continuam na mesma...
o Sr vereador que responde noutros blogues aos moradores desses mesmos blogues quando lhe perguntam algo, porque razão não faz o mesmo em relação a nós ???
por acaso nós somos alguns anormais que não mereçamos tambêm uma resposta do Sr Vereador???
Faça então,ser Veredor GABRIEL OLIVEIRA o favor de nos esclarecer de uma vez por todas o que é que se passa, porque,se o não fizer, faço desde já aqui um apelo a todos os moradores para nos unirmos já que de outra maneira pelos vistos nada conseguimos pode ser que se formos todos para a frente da CAMARA ele se lembre que somos seres humanos como ele, e como tal merecemos ser informados do que se passa aqui estamos fartos de ser tratados abaixo de cão .

Anónimo disse...

Caros vizinhos “bloguers” :
Não me tendo sido possível acompanhar o blogue, foi com estupefacção que constatei a reacção ao meu comentário inicial a este post. De acordo com alguns dos comentários, que foram desde a parábola irónica - ... “ Aguardemos mais quatro anos, continuamos com a mesma atitude de concordância com a situação, tal como o nosso vizinho, e tal como ele, continuaremos a ver as maquinas passarem. ... “ – até à acusação de má fé da minha parte - “ ... (PENSO QUE TODA A GENTE VIU A INFORMAÇÃO (MENOS AQUELES QUE NÃO QIZERAM VER ) como o nosso vizinho que eu muito respeito mas que disse que a remoção do referido ferro velho era uma situação muito complexa” ... – o meu direito de ter um opinião diferente das dos autores – presumindo que ele existe - é claramente inferior ao sua necessidade de “adjectivar” uma opinião contrária à sua. Mas afinal só passaram 35 anos do 25 de Abril, e pouco menos do PREC, pelo que alguns hábitos custam a desaparecer...
Passando aos assuntos que realmente interessam a todos os moradores do Moinho do Guizo :
1º Relativamente à remoção do ferro velho, e para demonstrar a complexidade real do problema : o facto de haver uma placa de localização não quer dizer que o local exista ( no sentido de poder ser utilizado pelos proprietários do ferro velho ). Se existir não quer dizer que esteja preparado para receber o ferro velho. Se estiver preparado, não quer dizer que os proprietários o queiram mudar para lá. Não querendo têm que ser a Câmara a providenciar a mudança, o que só pode fazer – porque o ferro velho é propriedade privada – com autorização judicial. E podia continuar indefinidamente...o que não quer dizer que este problema não tenha que ter uma especial atenção da Câmara para ser resolvido, porque é – repito – uma aberração a todos os títulos.
2º Relativamente ao andamento das obras, e como nada me move pessoalmente nem a favor nem contra a câmara ou qualquer outra estrutura “simbolizadora” de poder / autoridade, continuo a relembrar que estas continuam a bom ritmo na lógica explicada no meu post inicial – de cima para baixo na urbanização – e a sugerir uma visita “in loco” para os mais cépticos. E correndo o risco de nova “adjectivação democrática” relembro que, por mais incómodo que seja, é um facto que a empreitada está na “média” em termos de velocidade de concretização ( e aqui tenho por referência concelhos como o de Oeiras, que têm um bom nível de concretização ), pelo que, e para mim, o que continua a ser fundamental é que as obras fiquem completas e bem executadas.
CONTINUA NO POST SEGUINTE

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR
3º Relativamente ao “abandono” a que a nossa urbanização têm sido alvo nos últimos anos, e novamente porque nada me move pessoalmente nem a favor nem contra a câmara ou qualquer outra estrutura “simbolizadora” de poder / autoridade, deixo aqui um post em que se esclarece cabalmente que o nosso azar foi termos apanhado um urbanizador ( e alguns construtores, digo eu ) fraudulento e um enquadramento legal que não deu grandes hipóteses de reacção rápida à Câmara ( que, ainda assim, reagiu correctamente nos limite da lei ) :
“ ... Boa Tarde
Sendo um leitor regular deste blog – e morador da recem denominada Rua Sophia Mello ... -, continuo, antes de mais, a ficar espantado com a dificuldade com que algumas pessoas convivem com a liberdade de opinião, tantos anos depois do 25 de Abril. Claro que esta dificuldade surgiu particularmente expressa após o comentário em que foi relembrada a ineficaz – para ser eufemístico - gestão comunista ( que já vivo no concelho da Amadora à muitos anos, e a minha memória não é curta ). Coincidências...
Pessoalmente discordo – mas obviamente respeito – a opinião do “vizinho” relativamente à abstenção. Acho que nunca se deve deixar para os outros a decisão sobre aspectos fundamentais das nossas vidas, mesmo que a escolha não seja a ideal.
Mas este meu post serve sobretudo para relembrar que - sem menosprezar a frustração sentida, e independentemente do juízo individual de cada um -, a CM Amadora cumpriu com todas as obrigações relativamente à urbanização. O nosso azar como moradores foi ter o “galo” de apanhar com um urbanizador mais que fraudulento.
A este propósito relembro aqui um comentário ao post do Anúncio do Concurso Público para execução das obras de qualificação do espaço público em substituição do urbanizador do Moinho do Guizo.
1 – De todas as competências e responsabilidades que aqui vi elencadas, e de acordo com o actual enquadramento jurídico – se quiserem também o posso descrever exaustivamente - apenas duas questões não são da responsabilidade exclusiva do urbanizador ( a sinalização de trânsito e os ecopontos e contentores de lixo encastrados no chão ).
2 – E quanto aos ecopontos e contentores de lixo encastrados, estes estão dependentes – como podem confirmar em qualquer urbanização em desenvolvimento – da conclusão dos “arranjos finais” da urbanização ( senão tinham que efectuar as obras duas vezes )
3 – Por mais que me seja incómodo ver o estado degradado / incompleto de algumas áreas da urbanização, a CM da Amadora só podia “ substituir” o urbanizador depois de decorridos os prazos legais de notificação ao urbanizador ( que terminaram recentemente ) e de ter lançado o concurso ( o que acabou de fazer ). Tudo o resto, para alem de ser legalmente impossível, era pegar no dinheiro dos contribuintes para resolver um problema de uma relação jurídica privada ( entre urbanizador e – indirectamente – moradores ), algo que também eu não gostaria que fizessem com os meus impostos.”
PS. O Moinho do Guizo não fica assim tão longe da Urbanização do Neudel que não possamos assinar petições de apoio, mas espero que – pelo menos a partir de agora – fique suficientemente longe para não termos que levar com mais tentativas de “inducação”... “

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR
4º Relativamente ao C.C. Dolce Vita, estou ainda por descobrir qual o motivo pelo qual deveria protestar - em favor da Urbanização, entenda-se - : melhores acessibilidades ? O maior leque de comércio, serviços e entretenimento à porta de casa ? Mais emprego e projectos sociais focados numa das maiores fontes de problemas do concelho ( Bairro Casal da Mira ) ? Honestamente confesso que não percebo...
Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Caro vizinho anónimo,
Antes de mais parece-me que aqui quem lida muito mal com a opinião dos outros, principalmente quando esta não vai de encontro à sua é o caríssimo vizinho. Vir para aqui evocar o 25 de Abril e o PREC, só porque discordaram da sua opinião não lhe fica bem. O que nos trouxe de bom o 25 de Abril que tanto gosta de evocar, foi isto, LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Bom, posto isto, e lendo o seu longuíssimo comentário digo-lhe o seguinte: O que evoca no seu 1º ponto é uma formalização de um raciocínio lógico, mas que não é mais que isso, é como se costuma dizer: “ se a minha avó tivesse tomates…era o meu avô…”, ou o caríssimo vizinho sabe mais qualquer coisa, e diz o que sabe, ou este tipo de argumentação não tem qualquer tipo de validade.
No seu ponto nº 2, afirma que: “nada me move pessoalmente nem a favor nem contra a câmara ou qualquer outra estrutura “simbolizadora” de poder / autoridade”. Valerá a pena comentar? Deixo ao critério de quem lê!!! “Velocidade de concretização”???? Ora aqui está um termo técnico, que eu gostaria que me explicasse qual o seu sentido. Desculpe-me a ignorância, mas o vizinho que prima (tenta) por bem escrever, e que demonstra (tenta) muitos conhecimentos técnicos, de certeza que me elucidará nesta matéria, mas, concordo consigo na questão de ficarem prontas e bem executadas, só que isso deveria ter acontecido há quatro anos atrás!!!! Quatro anos!!!! E já que as malditas obras vêm de cima para baixo, porque raio começaram por “fora”? Sabe bem porquê não sabe?? ELEIÇÕES!!! E sabe que mais? Andam a arranjar os passeios do lado oposto às vivendas, onde realmente devem ser mais precisos, imagino que deve lá passar imensa gente ao longo do dia, mas à porta de alguns vizinhos, foram abrir buracos onde era passeio, e agora com a chuva os vizinho para entrarem nos prédios levam a lama agarrada aos pés!!! Andamos a brincar ou quê?? Fomos completamente abandonados nestes últimos anos, iniciam as obras a tarde e más horas, e em vez de definirem prioridades para minimizarem toda a falta de respeito que demonstraram por todos nós, andam a arranjar passeios onde ninguém passa!!!??? No seu 3º ponto, lá vem outra vez com a ladainha politico-partidária, completamente desprovida de sentido! Quanto às questões relacionadas com as garantias bancárias, e ao contrário daquilo que você faz, apenas omito a opinião de acordo com aquilo que vem na imprensa, não posso emitir outro tipo de opinião uma vez que não conheço o conteúdo dos contratos estabelecidos, mas posso-lhe assegurar que já em 2007, atenção: DOIS MIL E SETE, o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Amadora, vinha afirmar que estava a espera do fim DESSE ano para accionamento das ditas garantias bancárias, estamos em…deixe cá pensar….2009? Desculpe a imprecisão, estamos realmente em 2009, mas já em OUTUBRO!!! Bom, passemos ao seu último ponto, qual foi a parte da visibilidade que não entendeu??? Lá veio outra vez com a maldita ladainha…. Se não percebe consulte um dicionário qualquer de língua portuguesa.
Bom para finalizar, devo-lhe dizer que nada me move contra si, o que me move é sentir na pele injustiças, é morar numa urbanização à cinco anos, e nem um jardim tenho para brincar com o meu filho, é sentir que as pessoas que têm obrigações no concelho demitem-se das mesmas, mas quando chega a hora de serem julgados, leia-se eleições, fazem milagres.
Atentamente,
Luís Alves

Anónimo disse...

Não sei quem é o vizinho Luís Alves, mas acho que deveria candidatar-se a um lugar na Câmara para rapidamente resolver as questões do nosso bairro, porque as suas intervenções neste blogue mostram que seria extremamente eficiente e eficaz em transformar os seus ideais em realidade. Já o vizinho que começa os posts por "caros vizinhos bloguers", parecendo-me realista e objectivo nos seus comentários, através da descrição de factos e conseguindo distinguir entre o real e o imaginário, talvez não deva esforçar-se tanto em mostrar os factos aos restantes leitores mas opine mais, que é disso que o povo gosta, para continuar a apontar o dedo para o céu sem nunca ver o céu mas tão somente a pontinha insignificante do dedo.
Cumprimentos
Ana Figueiredo

Anónimo disse...

Ó menina Ana, eu até tenho acompanhado atentamente esta troca de "mimos", sem nunca ter escrito nada no Blogue, mas parece-me que a sua leitura está muito enviezada....ou será que conhece muito bem um dos autores?? Isto é só rir!!!

Anónimo disse...

Anoquinhas, quer factos reais?? Moro à três anos nesta urbanização, é nao vejo melhoramentos nenhuns, bem contrário. Quer factos? os passeios à minha porta estão completamente degradados e o estacionamento junto à porta, cheio de buracos! Quer mais? É como diz o outro.....é só rir, ou será...chorar??!!!
Cristina Rodrigues,

Anónimo disse...

Por acaso também é a minha primeira vez. Que emoção! A Tininha tb quer factos. Moro no bairro há cinco anos e vi muitos passeios terem vindo a ser degradados porque é isso que acontece quando se estaciona fora dos locais próprios para o efeito. Também vejo moradores do bairro a atirarem lixo pela janela, também vejo donos de cães a deixarem os cocós dos bicharocos nos passeios. Tmabém vejo que as obras no bairro desenrolaram-se mais rapidamente antes das eleições e sei disso em consciência, mas também sei que as obras têm continuado. Também sei que o ferro velho ainda não foi retirado porque as questões legais são morosas e informei-me sobre o assunto. E não, não gosto de passar por ali todos os dias e ver esse cenário. E se não vê melhoramento é porque a metáfora do dedo lhe acentou bem. Quanto ao anónimo, não conheço nenhum dos autores, infelizmente, porque com certeza que esta conversa ao vivo seria bem mais interessante, mas e o/a exmo.(a) conhece?
Mas já foi bom que em tão pouco tempo tenha havido algumas primeiras vezes por aqui.
Ana Figueiredo

Anónimo disse...

Mas como a troca de "mimos" entre vizinhos não nos leva a lado nenhum e já agora, para que não se caia na situação ridicularizada pelos Gatos "eles falam, falam, mas não os vejo fazer nada" e concordando com o vizinho Tiago (que desde já e para que não fiquem dúvidas, declaro não conhecer), o que vamos fazer, enquanto moradores descontentes com a situação? Criar uma comissão de moradores e fazer reuniões períodicas para balanço, propostas e acções a levar a cabo junto das entidades competentes?
Ana Figueiredo

Anónimo disse...

A.F.
Finalmente parece-me que algumas pessoas foram espicaçadas e começam a aderir a este blogue mas, Exmos vizinhos por favor não venham prá qui só lavar roupa suja á coisas mais interessantes para debater do que lavar roupa suja, que tal começarmos a pensar em organizarmo-nos de forma a criar por exemplo uma comissão de moradores, desconfio que há práqui uns bloguistas que devem ser pagos para interceder em favor da camara pois da forma como falam !!!!!
dá toda a ideia disso.
meus amigos vamos lá unir as nossa forças, e não separar, que é, o que alguns pretendem que aconteça
infelismente temos vizinhos aqui
( é a ideia que me dá ) que estão contentes com a situação em que estamos provavelmente gostam de viver no meio DO LIXO E DA IMUNDICE.
Não seria mais lógico que a Camara começa-se por arranjar os locais onde é mais necessário em vez de começar por onde menos falta faz, obviamente que tudo é para ser arranjado,mas meus senhores prioridade onde é mais necessário ; volto tambêm como um vizinho disse anteriormente,a perguntar porque é começaram pela
estrada principal ? porque terá sido ?
porque será ? que se fazem pedidos de esclarecimento a quem de direito na CAMARA E .....
não obtemos por uma vez que seja uma resposta ? será que especialmente o SR Vereador com o pelouro das obras não estará comprometido connosco pois já o vi fazer tantas promessas e á tanto tempo, e nenhuma até ao momento cumpriu ( nenhuma ) para além de ter começado as obras.
A.F.

Anónimo disse...

Ó AF :
Assim não dá.
Tava aqui um gaijo sossegadinho a ver se não pegava fogo ao circo e o meu amigo toca de deitar achas ? Pimenta nos olhos dos outros é refresco? Então acha (olha o trocadilho) bem dizer para não se lavar roupa suja e depois lança a suspeita de que existem vizinhos a fazer servicinhos à câmara? ou então que são uns javardos que gostam de viver no meio do lixo e da imundice?
E já agora acha que a malta tasse a c... para o assunto?. É obvio que CMAmadora fez os trabalhinhos a 3000km hora antes das eleições e agora voltaram à velocidade de cruzeiro. Isto aqui é igual em todo o lado. O que a malta quer é que resolvam o problema o mais depressa possível
Aqui ao menos já começaram a fazer alguma coisa de jeito. Tou-me lá a c... se já deviam ter feito à mais tempo. Lá diz o outro vizinho que se a minha avó tivesse tomates era o meu avô
E já agora não se metam com o sucateiro que é um fdp de primeira. Até vende a mãezinha se for preciso
JC

Anónimo disse...

18 Comentários

É favor continuarem que eu vou buscar as pipocas e já volto para assistir.

Obrigado.

Anonimo disse...

Caros Vizinhos,

Por favor vamos deixar este tipo de discussões e unir as forças para lutar pelas coisas que todos nós temos interesse, assim estão a ir pelo caminho errado.
Pelo que vejo todos os dias as obras na urbanização continuam na parte de cima perto das vivendas, gostava era que viessem terminar o que começaram cá em baixo mas pelos vistos vamos ter que esperar.
Todos comentam o ferro velho mas o que gostava mesmo era de ver a lei a funcionar como deve ser pois esse tipo de instalações já tem leis, pois ter mais de 15 cães, carros velhos com combustivel e oleo no motor, todo o tipo de sucata espalhada sem qualquer tipo de arrumação e a LEI NÃO FUNCIONA... isto sim eu não entendo.
Teremos que aguardar até eles sairem mas podiam já exectutar este pequenas COIMAS que eles não iam gostar....

Abraço

Tiago

Anónimo disse...

Amigo TIAGO .
Assim é que se fala este tipo de conversas não nos leva a lado nenhum vamos como disse e muito bem pedir para que as obras sejam executadas bem, e se possivel depressa, pois é isso que a população pretende, mas haja alguém que faça ver a quem superintende as obras, que as faça em primeiro lugar onde mais falta fazem,era importante tentarmos falar com os autarcas para que nos dessem informações sobre o decurso das mesmas e assim estarmos informados para não andarmos para aqui a falar á toa.
O que eu lamento mesmo é que haja
aqui muita gente a opinar de isto e mais daquilo
mas depois, se se pede, por exemplo,
( como em tempos alguem já pediu para reunimos ) ninguem aparece,
uma reunião, um encontro entre vizinhos, isso sim, isso é que devia acontecer e o mais breve possivel para que as pessoas falassem cara a cara e debatessem os problemas que nos afectam a todos
Cumprimentos ...

Anónimo disse...

CAROS VIZINHOS “BLOGUERS”
Antes de mais, acho importante relembrar que os mais importantes fiscais das obras teremos que ser todos nós moradores ( conforme o anúncio de concurso público, aqui postado no dia 21 de Maio, o prazo de execução das obras são 180 dias ), quer quanto ao prazo de execução quer à qualidade das mesmas.
Posto isto, gostava, desde já, de apresentar as minhas desculpas aos restantes vizinhos bloguers, quer pelo restante conteúdo do presente post , quer por alguma utilização de maísculas ( gritar ) mas desconheço qualquer outra forma de sublinhar palavras.
As palavras que se seguem são uma reacção incontornável a um comportamento manifestamente incorrecto e desrespeitoso que, por ter sido efectuado aqui, não me deixou outra alternativa que não fosse respondê-lo aqui. É mensagem única.
CARO VIZINHO LUIS ALVES
SENDO ESTA A MINHA ÚNICA MENSAGEM DE RESPOSTA PERSONALIZADA – MAIS GARANTO-LHE QUE NÃO TERÁ, PORQUE NÃO É PARA ISSO QUE ESTE BLOGUE SERVE -, É COM INFELICIDADE QUE CONSTATO QUE - NO SEU ÚLTIMO POST - O VIZINHO SE ESFORÇOU POR DEMONSTRAR QUE :
- ENTENDE QUE OUTROS SERVEM APENAS PARA VALIDAR A SUA OPINIÃO OU ESTAREM CALADOS ( nunca qualifiquei/ adjectivei as suas opiniões / raciocínios, e o vizinho é a segunda vez que o faz )
- CONDENA OS OUTROS POR – NAS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, E POR MOTIVOS QUE NÃO COMPREENDO – SEREM INFORMADOS, TEREM UM RACIOCÍNIO LÓGICO BEM ESTRUTURADO, E TENTAREM ESCREVER CORRECTAMENTE O SEU RACIOCÍNIO;
- ENCARNA PERFEITAMENTE A FILOSOFIA DO “ ISTO ESTÁ TUDO MAL “, CHEGANDO AO EXTREMO DE - NO MESMO POST - DIZER QUE AS OBRAS JÁ DEVIAM TER COMEÇADA À MAIS TEMPO, MAS RECLAMANDO DETALHADAMENTE DO INCOMODO TEMPORÁRIO QUE ESTAS ESTÃO A CAUSAR A ALGUNS VIZINHOS...
E PARA QUE CONSTE, TAMBÉM EU TENHO FILHOS QUE AINDA NÃO TÊM PARQUE INFANTIL, e não é por causa disso que entendo procurar um bode expiatório para tudo o que eu gostava que fosse diferente. Mas talvez seja porque – nas suas palavras - me informo e raciocino logicamente..
No meio de toda esta atitude, NÃO DEIXA DE SER CURIOSO perceber que, quanto às explicações para situações / factos concretos que tentei avançar no meu anterior post, O VIZINHO SE EMPENHOU EM CONCORDAR COM TUDO QUE EU DISSE. PORQUÊ ? PORQUE PURA E SIMPLESMENTE TRAÇOU TODAS AS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MINHAS INTENÇÕES, MAS POUCO OU NADA CONTRAPÔS À ANÁLISE DOS FACTOS. O que, aparentemente, até é natural porque enquanto moradores o que pretendemos é soluções, o que só é possível se conhecermos bem os problemas. E estes não mudam apenas porque gostávamos que isso acontecesse...
CONTINUA NO POST SEGUINTE...

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR
Em jeito de balanço :
1º RELATIVAMENTE À REMOÇÃO DO FERRO VELHO, e para alem da parte da aberração que precisa de especial atenção da Câmara – em que, pelos vistos concordamos – O VIZINHO NÃO CONTRAPÔS / NEGOU / CONTESTOU NENHUM DOS FACTOS OU DAS QUESTÕES DE ENQUADRAMENTO JURÍDICO, limitando-se a qualifica-los como um mero “raciocínio lógico “ sem validade. O QUE NÃO DEIXA DE SER CURIOSO PORQUE O OBJECTIVO ERA DEMONSTRAR QUE ESTE É UM PROBLEMA DE RESOLUÇÃO COMPLEXA, O QUE PELOS VISTOS FOI CONSEGUIDO.
2º RELATIVAMENTE AO ANDAMENTO DAS OBRAS, e como entendo que as dúvidas de qualquer pessoa devem, sempre que possível, ser respondidas, gostaria de esclarecer que ao complexo conceito técnico(?!!) “velocidade de concretização “ não tenho, honestamente, qualquer alternativa, a não ser efectuar uma tentativa de definição mais precisa : “ nível de cumprimento dos prazos contratualmente estabelecidos para a execução do caderno de encargos “.
TAMBÉM AQUI FIQUEI SATISFEITO POR O VIZINHO, APESAR DE TODOS OS SEUS REPAROS ( E A SUA SOLUÇÃO PARA FAZER OBRAS NA RUA SEM QUALQUER INCÓMODO, É ? ), TER CONCORDADO COMIGO DE QUE AS OBRAS ESTÃO A ANDAR, E QUE O IMPORTANTE É QUE FIQUEM COMPLETAS E BEM EXECUTADAS.
3º RELATIVAMENTE AO “ABANDONO” A QUE A NOSSA URBANIZAÇÃO TÊM SIDO ALVO nos últimos anos, e descontando a seu respeitosa apreciação de “ ... ladainha politico-partidária, completamente desprovida de sentido ... “ (!!?), TAMBÉM NÃO O OUVI CONTRAPOR QUALQUER FACTO / COMENTÁRIO RELATIVAMENTE À ANÁLISE DE QUE O NOSSO AZAR FOI TERMOS APANHADO UM URBANIZADOR FRAUDULENTO E UM ENQUADRAMENTO LEGAL QUE NÃO DEU GRANDES HIPÓTESES DE REACÇÃO RÁPIDA À CÂMARA. Aliás a única dúvida que levantou prendia-se com a diligência da Câmara em accionar as garantias bancárias, pelo que, e recorrendo basicamente a posts deste blog – que presta um excelente serviço à comunidade - ESPERO PODER CONTRIBUIR NO SENTIDO DE SANAR AS SUAS DÚVIDAS :
• TAL COMO REFERIU UM VIZINHO NO POST QUE CITEI, o problema das obras por realizar é, em primeira instância, um problema jurídico entre os construtores ( que, desde que vendam os andares, não se incomodam com isso ) e o urbanizador, só podendo a câmara intervir no caso dos construtores ou dos moradores / compradores não resolverem accionar judicialmente urbanizador;
• para dar tempo um tempo às partes interessadas ( construtores ou moradores / compradores ) para reagirem, o enquadramento legal define um prazo legal, findo o qual a Câmara pode intervir, primeiro interpelando o urbanizador e só depois recorrendo às garantias bancárias para fazer as obras; ainda assim, e enquanto o prazo não terminava, Câmara não emitiu qualquer licença de construção, impedindo o urbanizador de vender lotes enquanto não fizesse as obras ( o que, aliás, pode confirmar com alguns dos construtores que às vezes iam aparecendo na urbanização );
• o grande problema, no nosso caso, residiu quer na interpelação do urbanizador ( não basta conhecer a morada, é preciso conseguir notificá-lo, e isso pode ser – como foi – umas tarefa hercúlea ) quer nas dúvidas posteriores relativamente à data de términos do prazo legal ( aí parece-me que o Presidente da Câmara falou ser estar completamente informado ) e que arrastaram este processo do inicio de 2008 a Março de 2009;
• em Abril de 2009 a Câmara lançou um concurso público para seleccionar a empresa que iria efectuar as obras, tendo a adjudicação ocorrido em Agosto e o inicío das obras em Setembro.
Talvez também seja importante esclarecer que :
• as garantias bancárias não decorrem de nenhum contrato mas do enquadramento legal que obriga os urbanizadores a depositarem uma quantia ( com um valor definido ) à qual se recorre no caso de eles estarem em falta com alguma obra;
• no nosso caso, as garantias bancárias não davam para pagar uma boa parte da obra que ficou por fazer, pelo que a câmara, para alem das accionar ainda terá que penhorar alguns dos lotes ainda não vendidos pelo urbanizador.
CONTINUA NO POST SEGUINTE

Anónimo disse...

CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR
4º RELATIVAMENTE À MINHA QUESTÃO SOBRE O C.C. DOLCE VITA, FUI MIMADO COM O EXERCÍCIO DA SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ( “ ... passemos ao seu último ponto, qual foi a parte da visibilidade que não entendeu??? Lá veio outra vez com a maldita ladainha….Se não percebe consulte um dicionário qualquer de língua portuguesa. ...” ) PELO QUE FIQUEI, GENUINAMENTE, SEM PERCEBER QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS.
EM SUMA, E PERANTE O SEU DISCURSO, SÓ ME OCORRE SUGERIR QUE QUANDO PENSAR NOVAMENTE EM FALAR DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO, PONDERE SE ELA NÃO IMPLICA OBRIGATORIAMENTE O RESPEITO PELA OPINIÃO DOS OUTROS. É QUE A FALTA DE RESPEITO NÃO É PELA DISCORDÂNCIA ARGUMENTATIVA : É PELA ADJECTIVAÇÃO DO OUTRO OU DAS SUAS OPINIÕES. É ESTA AUSÊNCIA DE RESPEITO QUE TRANSFORMA O EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NUMA MANIFESTAÇÃO DE PREPOTÊNCIA, MUITO GRATA A ALGUNS REGIMES TOTALITÁRIOS.
MAS CLARO, ISTO SÃO IDEIAS PEREGRINAS DA ESMAGADORA MAIORIA DAS PESSOAS QUE ESCREVERAM / VIVERAM / PENSARAM SOBRE ESTE ASSUNTO. NÃO LHES LIGUE....
NÃO POSSO TERMINAR SEM DEIXAR DE REGISTAR QUE NADA MOVE O VIZINHO CONTRA MIM – ESTRANHO SERIA, ALIÁS, DADO QUE NÃO ME CONHECE DE LADO NENHUM -, MAS IMAGINO SE MOVESSE...
TAL COMO AFIRMEI NO INICIO, AS RESPOSTAS AOS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE AS MINHAS INTENÇÕES TERMINAM DEFINITIVAMENTE AQUI, PASSANDO APENAS A RESPONDER E A DEBATER FACTOS. O RESTO É UMA OPÇÃO RELATIVAMENTE AO EXERCÍCIO DAQUILO QUE É O SEU ENTENDIMENTO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
OS MEUS CUMPRIMENTOS
BN

Anónimo disse...

Meus senhores quem esperou 4 anos... Não espera mais uns meses?

O que interessa se começa de cima, de baixo ou até do meio?

Desde que fiquem definitivamente feitas é o que a nós nos interessa... Julgo que todos nós sabemos que estamos em Portugal e não estamos na Noruega ou na Suécia, logo estas coisas não deviam ser de admiração geral!!

Cumps. ERD

Anónimo disse...

Pedido de esclarecimento .

Gostava que alguem me esclarecesse obviamente se souber...
Uma dúvida que me assalta, não foram poucas as vezes que aqui se interpelou o Sr Vereador da CAMARA MUNICIPAL DA AMADORA sobre diversas questões e problemas com que os residentes aqui na urbanização se debatem,e acontece ( se a memória não me atraiçoa ) que nunca vi o Sr Vereador, responder por uma vez que fosse, a nenhuma das várias questões que lhe foram sendo colocadas, e o que me espanta, é que passo os olhos por outros blogues tambêm da amadora e para meu espanto a essas pessoas que lhe colocam questões o Sr vereador já lhe responde, porque será que não nos responde a nós tambêm
RESPONDA QUEM SOUBER .

OBRIGADO

MORADOR DA URBANIZAÇÃO MOINHO DO GUIZO
NO CONCELHO DA AMADORA
FREGUESIA SÃO BRÁS
DISTRITO DE LISBOA