domingo, 4 de outubro de 2009

Programas Eleitorais para a Amadora - Autáquicas 2009

Contactámos as principais forças politicas que concorrem na Amadora e apenas tivemos a resposta do Partido Socialista.

Não tivemos qualquer resposta do Bloco de Esquerda, da CDU e da Coligação PSD-CDS-PPM.

Mas sem desistir de conhecer as propostas dos candidatos decidimos investigar e descobrimos o seguinte.

Programas Eleitorais:

Joaquim Raposo - Partido Socialista
Webpage desta candidatura
Comentário: Uma política de continuidade. As mesmas ideias e o mesmo discurso.

Bloco de Esquerda
Comentário: Apenas está disponível um pequeno folheto com algumas ideias pouco desenvolvidas. Gostaríamos de conhecer as propostas em detalhe.

CIPA - Cidadãos Independentes Pela Amadora
Comentário: Algumas ideias interessantes mas não se apresenta nada de novo ou que faça a mudança.

PSD, CDS-PP e PPM
Comentário: Campanha com boa imagem e utilização das novas plataformas tecnológicas. Ideias bem apresentadas e interessantes, sobretudo nível ambiental e de mobilidade.

CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP e Os Verdes)
Comentário: Programa detalhado com algumas ideias inovadoras e que poderiam dar mais qualidade de vida aos amadorenses.

Partido Trabalhista Português (ainda sem programa. O PTP só concorre à câmara, assembleia municipal e freguesias da Venteira e Mina).

O Movimento Alfragide Sempre – Catolino Presidente só concorre à Freguesia de Alfragide. Não encontrámos qualquer informação adicional.

PCTP/MRPP (ainda sem programa. O PCTP/MRPP só concorre à câmara municipal).

8 comentários:

Anónimo disse...

Caros vizinhos “bloguistas”
Fui com muita estranheza que constatei que um blogue, até hoje vocacionado para a exclusiva defesa dos interesses dos moradores do Moinho do Guizo, de repente resolveu emitir opiniões “direccionadas” sobre os programas eleitorais. Se estamos de acordo quanto à inclusão dos links para os programas dos partidos – parece-me correcto que as pessoas votem de forma esclarecida – já deixa de ser correcto – tendo em conta a filosofia do blogue – pretender emitir uma opinião personalizada sobre cada um.
Se for a intenção do(s) autor(es) assumir ( ou excluir ? ) um sentido de voto, nada impede que o faça(m), desde que o assuma(m) abertamente para que os leitores / moradores deste blogue possam saber com que contar a partir de agora. Como nota final relembro que mesmo as análises mais “direccionadas” têm pelo menos o cuidado de expor os parâmetros/ critérios de análise, bem como a respectiva valoração / ponderação de cada um...

RH disse...

Caro Anónimo,

Agradeço o seu comentário.
Gostaria de ter a sua opinião sobre os programas apresentados pelos diversos partidos. Está disponível para nos dar a sua visão das ideias apresentadas e dos seus desejos e necessidades como Amadorense?

Ficamos a aguardar pelo seu contributo.

Um abraço

Anónimo disse...

Infelizmente tenho de concordar com o primeiro comentário.
O facto de cada Link para um programa eleitoral ter um comentário é claramente tendencioso.

Cumprimentos.

RH disse...

Caro segundo anónimo,

E qual a sua opinião sobre as propostas dos diversos candidatos?

Que propostas gostou de ver mencionadas?

Que outras propostas gostaria de ver incluidas?

As ideias dos candidatos para a Amadora reflectem as suas ideias, desejos e necessidades como Amadorense?

Esperamos poder contar com o seu contributo e reflexão.

Anónimo disse...

Caros vizinhos “bloguistas”
O meu comentário - o 1º comentário registado - prendeu-se precisamente com a impossibilidade deste tipo de plataformas ( blogues ) permitirem uma discussão minimamente eficaz sobre matérias complexas ( A visão, a estratégia, as prioridades, os objectivos a médio/ longo prazo, a estrutura de custos/ formas de financiamento, os mecanismos de resposta às necessidades das populações, etc ), como o são os programas eleitorais. Quando muito permitem comentários parciais – em termos de conteúdo abrangido - de apenas alguns moradores, o que vicia a discussão – por mais que os comentários sejam legítimos do ponto de vista da preocupação das pessoas.
Para que puderem constituir um instrumento de análise balizada de todos assuntos, os blogues teriam que permitir que todos os interessados pudessem participar neles, e em interacção em tempo real. O que, como se pode perceber, é impossível, pela própria natureza de um blogue.
Neste contexto, e com todos os defeitos que se lhes possam imputar – nomeadamente a eventual incompetência do “moderador” -, esta função é mais eficazmente concretizada pelos debates públicos e/ou em órgãos de comunicação social.
Assim, reafirmo que blogues como este, têm um papel fundamental na divulgação de assuntos - dai a importância dos links para os programas - e na troca de experiências e sensibilidades relativamente a preocupações pontuais - e muitas vezes relevantes – de uma comunidade. Motivo pelo qual, aliás, eu costumo acompanhar os posts com regularidade.
Nesta ordem de ideias entendo que a colocação dos links é um excelente serviço público, mas a colocação de comentários – onde incluo os meus - enviesa claramente a função do blogue e uma discussão que se pretende séria. Entendo também, e como nada os impede de fazer, que se têm preferências contra ou a favor de qualquer das candidaturas, as devem tornar claras, sob pena de perderem o capital de confiança que - na minha opinião – até agora têm granjeado.
Pessoalmente espero que não o façam, porque aprecio a imparcialidade e a sobriedade que têm mantido na defesa dos interesses do moinho do guizo.
Cumprimentos

RH disse...

Caro anónimo nº 3,

Obrigado pelos seus comentários e reflexão.

E domingo vota-se...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Estes tais de anónimos deveriam respeitar o moderador do blogue e toda a sua dedicação à nossa Urbanização... Muita da informação que nos chega é atravês dele!!

Pena a ingratidão, enfim...

Anónimo disse...

Caro anónimo(a) que se refere a ”esses tais anónimos” :
Sugiro-lhe respeitosamente que leia mais atentamente os posts colocados, antes de comentar, não o conteúdo destes – ao qual não fez qualquer alusão - mas as intenções dos seus autores. Enquanto autor dos posts exclusivamente iniciados por “ caros vizinhos bloguistas ”, em nenhuma altura deixei de respeitar o serviço público que aqui é prestado, nem por em causa os moderadores
Cabe-me, no entanto, enquanto morador e cidadão, ter uma opinião atenta e balizada sobre o que me rodeia. E isso, naturalmente, significa que muitas vezes poderei discordar do moderador e restantes “postadores”.
Por fim, e para ilustrar o que pretendia transmitir nos meus posts anteriores, http://vila-cha.blogspot.com/2009/10/vote-escolha-e-sua.html
Cumprimentos