quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O início das obras

Algumas fotos cedidas pelas vizinho Heitor Gomes do inicio das obras em Outubro.











29 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, eu sou moradora do Moinho do Guizo, e também gostava de ver resolvido o eterno problema das obras...mas sinceramente será que ninguém se queixa da insegurança que se vive neste bairro, eu sou mulher e fui assaltada por 5 individuos negros que me levaram carro, telemovel, carteira, chaves e tudo quanto puderam, vivo com um medo constante de que voltem e não sou a unica a quem isto aconteceu, além das obras estamos muito mal a nivel de segurança...pior que não ter jardins e autocarros é viver todos os dias com este medo.

RH disse...

Obrigado pelo seu comentário. Quando aconteceu isso? E em que zona do bairro? Se puder dê mais detalhes para estarmos melhor preparados e evitarmos estas situações.

Anónimo disse...

Boa noite,
Isto ocorreu no dia 23 de dezembro por volta das 23 e 45, já não é a primeira vez...é de lamentar mas cada vez o bairro ta mais abandonado...Deixei aqui o meu testemunho para que as pessoas tenham consciência do sitio onde estamos.....

Anónimo disse...

Cara vizinha
Apesar de ser um assunto claramente desgradável, gostaria de lhe pedir que partilhasse mais pormenores do ocorrido. Desta forma a sua experiência servirá, pelo menos, para reforçar alguns cuidados a ter nos nossos hábitos.
Nomedamente gostaria de perceber se foi na rua - e não numa garagem - e qual, se o que ocorreu mais do que uma vez foi consigo, e em que termos é que ocorreu.
Espero que perdoe a minha insistência mas tenho mulher e filhos e toda a informação pode ser útil para os ajudar a proteger.
Obrigado
BN

Anónimo disse...

Bom dia vizinhos,

Para a vizinha assaltada: Em que zona da urbanização ocurreu o assalto?

Obrigada.

Anónimo disse...

Em que Zona???!!! LOL Ridiculo!!! O que interessa a Zona?? A urbanização é assim tão grande???!!! Ou será que por assaltarem numa ponta não o fazem na outra???!!

RH disse...

claro que interessa. saber mais sobre a situação pode deixar-nos mais prevenidos.

Anónimo disse...

pode desenvolver a sua ideia? em que é que saber se foi na rua A ou B, nos deixa mais "prevenidos"? "Eh pá, não posso passar nesta rua vou ali por aquela...." LOL O Bairro é enorme!!!! JP

Anónimo disse...

À vizinha que foi assaltada, peço que não diga mais nada, só pretendem saber em qual prédio se passou, mera ...cuscuvelhice!!
Isabel

RH disse...

imagine que sabe que na rua x houve um roubo y. da próxima vez que passar por essa rua vai estar mais atento. provavelmente estará mais atento a situações semelhantes em todo o bairro. ao sabermos como acontece poderemos prevenir estas situações.

Anónimo disse...

Cara vizinha Isabel
O seu comentário, bem como o do anónimo - vulgo JP - que anda entretido em tentar ironizar com assuntos sérios, para alem de dizer muito sobre o caracter de ambos, claramente colocam-os do lado do problema, em vez de tentarem fazer parte da solução. E basta ver o último post do "RH" para perceber porquê. Para terminar limito-me a relembrar que foi a vizinha assaltada que tomou a iniciativa de relatar o ocorrido..sem ninguem lhe perguntar..
Cumprimentos
BN

Anónimo disse...

Exmo. Sr. BN deculpe mas acho que não o conheço de parte alguma, se o conheço faça o favor de o dizer quando estiver comigo, é que eu gosto de tratar os bois pelos nomes.E só mais uma coisa, pelos vistos o barrete serviu-lhe na perfeição, mas como me parece que o Sr. deve ter uns, desculpe, quero dizer..... cabeça grande, se o barrete tiver um pouco apertado, diga qualquer coisa, que arranjo-lhe outro. E agora que respondi ao Sr.BN, irei tentar explicar o que quiz dizer. Isto se o Sr. BN não se importar....pode ser...? Na minha, modesta é certo, opinião, acho ridiculo tanta insistência sobre saber em que rua ocorreu o assalto. A urbanização é insegura e está completamente abandonada aos anos. O que me interessa a mim saber se foi no "centro" da urbanização mesmo morando eu no cimo? Isto faz com que o "centro" da urbanização seja mais inseguro?? ou se ocorreu numa extremidade, faz com que a outra extremidade seja mais segura??? Volta a afirmar: MERA CUSCUVELHICE
ISABEL

RH disse...

isabel, costuma caminhar pelo bairro? quer ir fazer uma caminhada?

Anónimo disse...

ahahahahah Grande Isabel!!! dá-lhe!!! ahahahaha

Anónimo disse...

Será que por saber que no metro de Lisboa há assaltos vou deixar de andar de metro?, será que por saber que nos autocarros há carteiristas vou deixar de os utilizar. Terá assim tanto interesse saber se foi na carruagem do meio ou na do fim? Será que não haverá assaltos em todas? Sem querer minimizar um assunto tão sério como o de um assalto, mas só mesmo num sitio em que quase nada acontece há tanta ... histeria?! temos de ter cuidado? Sim sem dúvida, mas isso tanto se aplica no moinho do guizo como na rua do meu trabalho, como na baixa de Lisboa, como na Lapa ou no Restelo. Lamento informar, mas já não existem sítios seguros.

Anónimo disse...

Cara vizinha Isabel
Agradeço o esforço, mas não era necessário mais uma demonstração do seu caracter : o primeiro post já chegava. Quanto ao assunto que de facto importa, e para alem de insistir que leia mais atentamente os posts do "RH", talvez lhe fosse útil contactar a PSP de São Brás e verificar o registo de ocorrências por zonas da urbanização. É capaz de ter uma surpresa. Isto se não estiver muito ocupada com os posts deste blog, claro está.
Cumprimentos
BN

RH disse...

"Será que por saber que no metro de Lisboa há assaltos vou deixar de andar de metro?"

Claro que não. não sejamos radicais. não acredito que queira fazer isso.

"será que por saber que nos autocarros há carteiristas vou deixar de os utilizar?"

A mesma resposta.

Sejamos atentos, informados e preparados para lidar com as situações.

uma atitude e comportamentos equilibrados. é o que sugiro. tanto no dia a dia, no nosso bairro, como nos comentários.

Anónimo disse...

Contactar a PSP? Façamos isso então. E já agora com base nos dados das estatísticas , façamos um itenerário seguro para nos deslocarmos do ponto A ao ponto B em segurança . Que hipocrisia. Em que mundo vive? Num desses alcochoados certamente. Todos sabemos que existem locais mais problemáticos que outros e este decididamente não é um deles. Se calhar e, como é tão atento, nem se lembrou de perguntar o essencial: se a pessoa assaltada já os tinha visto antes por ali (decerto que já por ali teriam passado muitas vezes, ou acha que também nã vigiam a sua casa enquanto está entretido a escrever aqui no blogue ou quem sabe a trabalhar). O que deveria de facto haver e não há é patrulhamento regular e isso é coisa que não se vê por aqui.
E já agora não me chamo Isabel e nunca tinha escrito aqui, mas como o sr sabe tudo...

Anónimo disse...

Caros vizinhos bloguers
Em primeiro lugar gostava de me dirigir AO VIZINHO QUE ACHA QUE O CONFUNDI COM A VIZINHA ISABEL – desculpem-me as maiúsculas mas é para garantir que a mesma confusão não ocorre outra vez -, para esclarecer que não faço a mínima ideia de porque é que o vizinho presumiu que o post dirigido à vizinha Isabel se dirigia a si.
No entanto fico satisfeito em perceber que o vizinho me têm em grande conta - “...como é tão atento ... “ e “ “...o sr sabe tudo...” -, pelo que retribuo tentando demonstrar como é que se pode debater um assunto seriamente e discordando ( não totalmente, pelo que se percebe da sua preocupação genuína em questionar “... se a pessoa assaltada já os tinha visto antes por ali ...” ) sem “qualificar – “...Que hipocrisia...” – as pessoas com opiniões contrárias à minha.
Relativamente ao assunto em cima da mesa, volto a relembrar que foi lançado por uma moradora que resolveu partilhar a sua experiência, por iniciativa própria. Assim :
1º Estando associada ao nosso instinto mais primário, a questão da segurança decorre muito da percepção individual de cada um que, por sua vez, é – essencialmente - consequência da nossa estrutura de personalidade e do nosso “processo educacional”.
2º Pelo que, e de forma a que não se convertam em paranóias ou em comportamentos negligentes, as preocupações com a segurança devem - tanto quanto possível - ser baseadas em dados objectivos.
3º Do conjunto de dados que podemos analisar, existem algumas variáveis que costumam constituir indicadores razoavelmente fiáveis do “clima “ de segurança :
a) o nº de ocorrências numa determinada zona ( tomemos a da Urbanização );
b) o tipo de ocorrências ( furto, roubo, vandalismo, etc. );
c) os perfil dos “alvos” das ocorrências ( pessoas – faz sempre os mesmos caminhos de/para casa ? -, estabelecimentos comerciais - costuma ter períodos longos em se encontra sozinho? -, habitações, garagens, etc. );
d) os horários das ocorrências;
e) o perfil dos presumíveis criminosos ( como actuaram – individualmente/em grupos ?; com/sem vigia prévia -, de onde são originários, etc );
f) a agregação de cada um dos parâmetros anteriores por cada zona ( por ex: a área sudoeste - mais próxima da sucata - terá um tipo de ocorrência, um horário de ocorrência e “alvos” das ocorrência diferentes da Rua Sophia de Mello Breyner Andresen, que é muito mais movimentada e possui vários estabelecimentos de comércio abertos ao público ).
4º O acesso a muitos destes dados poderá ser efectuado através da PSP e/ou ( para quem não quer ou quem não pode ) conversando com alguns dos comerciantes da Urbanização alvos de ocorrências ( farmácia, café, papelaria, etc ), ou ainda escutando / lendo atentamente alguns testemunhos individuais – mesmo que, neste caso, corramos o grave risco de ser apelidados de coscuvilheiros...
5º O que se pretende comprovar aqui é que o conhecimento da forma como os presumíveis criminosos actuam, não nos fornece garantias absolutas de salvaguarda quanto a próximas ocorrências. No entanto dão-nos pistas preciosas para consolidarmos rotinas de segurança ( algumas muito bem descritas nos site da PSP já citado neste blogue ) que claramente dificultarão mais a vida a potenciais criminosos.
6º A forma como adoptamos ( ou não ) estas rotinas é que poderá distinguir entre aqueles que possuem uma preocupação normal, uma preocupação paranóica ou uma preocupação negligente. O que já se sugeriu aqui é que “ ... Sejamos atentos, informados e preparados para lidar com as situações....uma atitude e comportamentos equilibrados...”. Não diria melhor.
Cumprimentos
BN

Anónimo disse...

ahahaha este BN é cá uma encomenda!!! como deu a volta ao assunto.... o seu grande problema é julgar-se a ultima bolacha do pacote, e lendo outros posts rapidamente se percebe como lida mal com a opinião dos outros, enfim, nada que o tempo não cure...!!! toda essa converseta, e diga-me lá, nesses pontos todos, onde é que insere a importancia dada ao saber em que predio é que ocorreu o assalto???? Enfim....a sua converseta é sempre a mesma, e desculpe dizer-lhe.....mas não é a ultima bolacha do pacote....nem anda lá perto...ahahahahaha grande encomenda!

Anónimo disse...

já agora...grande presunção ao afirmar..."não diria melhor", porque pressupoe-se que tudo o resto você diz muito melhor..... lá está....quando nos julgamos aultima bolacha do pacote ......

Anónimo disse...

Sim sr. Ao primeiro comentário respondeu em nada mais nada menos que em 7 minutinhos; ao segundo (talvez devido à extensão do texto, mais elaborado e tal), lá levou umas 6 horitas. Custou mas foi!
Tanta informação até dá vertigens.
Não dá para chegar ao segundo parágrafo e não dar um valente bocejo!!
Como diz o outro: "Amanhã lavo a louça"

Anónimo disse...

E já agora deixe lá de fazer "copy paste" do site da PSP.
E antes que me diga que estou a brincar com coisas sérias, digo-lhe já que não. .. estou mesmo é a gozar consigo.

Anónimo disse...

É Lamentável como um BLOG que deveria,isso sim, servir para se exporem os problemas que nos afectam aqui na urbanização e noticiar muitas outras coisas de interesse, esteja a ser usado para esta triste figura, meus caros vizinhos
É UMA TRISTEZA .

Anónimo disse...

Caros vizinhos bloggers :
Dos vários posts em que o vizinho "anónimo " me dedicou a sua atenção, só efectua um comentário relativo à discussão sobre as questões de segurança – que é o único assunto do interesse de todos : “...onde é que insere a importância dada ao saber em que prédio é que ocorreu o assalto????...”
Quanto a esse comentário / dúvida gostaria de contribuir para debate, tentando esclarece-lo de acordo com o meu post anterior. Ou seja : pegando nos dados divulgados pela vizinha que foi assaltada, os contornos são o seguintes :
1. quanto ao tipo de ocorrência já sabemos que foi roubo – com potencial violência;
2. quanto ao perfil do “alvo” já sabemos que foi uma mulher, e que estava sozinha;
3. quanto ao perfil dos criminosos já sabemos que actuam em grupo e que eram 5 indivíduos negros;
4. quanto ao horário já sabemos que ocorreu num dia de semana e a uma hora em que a probabilidade de ter testemunhas era muito reduzida, o que pode indiciar alguma preparação / observação.
Associando a localização a todos estes dados ( imaginando, por ex, que foi numa zona mais isolada da urbanização - área sudoeste, mais próxima da sucata -, já podemos ter mais pistas quer relativamente preparação / observação dos criminosos, quer à selecção de zonas de intervenção deste grupo ), podemos começar a ter os contornos da forma de actuar alguns dos criminosos e, consequentemente, a ter um pouco mais de atenção a algumas das rotinas de segurança ( ver site da PSP - http://www.psp.pt/Pages/apspaconselha/index.aspx ).
Espero ter contribuído para o debate, que é o que continuarei a fazer sempre que algum vizinho levantar alguma questão do interesse de todos.
Quanto ao resto... o tempo é de cada um.
Cumprimentos
BN

Anónimo disse...

BN
Falas......Falas...... Mas não fazes puto de ideia do que é que falas, pois não???!! E só mais uma coisa, a 1ª pessoa a dedicar um post a alguem foste tu! Já sei....de seguida irás escrever que não responderás mais, porque causa disto e daquilo...enfim....como diz o outro.... julgaste a ultima bolacha do pacote!!!

Anónimo disse...

ahahahah este BN é uma encomenda. tanta escrita para,depois de espremida retira-se que quer saber onde foi, para depois pensar: "ainda bem que não foi à minha porta!!!!", ou será que foi? está a ver? até é muito melhor não saber onde foi, assim ficaremos todos muito mais atentos!!!

RH disse...

um pedido a todos/as:

quem pode ir dar uma volta pelo bairro e tirar umas fotos das ruas e das pequenas intervenções de melhoramentos (passeios, etc) que estão a ser feitas?

Estas fotos seriam publicadas aqui no blog

um abraço e bom fim de semana para todos/as

Anónimo disse...

À srª Isabel e ao sr. ahahahah
A agressividade e a falta de educação não vos fica nada bem.