quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Moinho do Guizo no Jornal de Notícias de 2.2.2007

Urbanização por terminar deixa moradores zangados

Urbanização está pronta há dois anos, mas o construtor não cumpriu com o que estava estipulado

Os moradores da urbanização Moinho do Guizo, na freguesia de S. Brás, na Amadora, estão descontentes com o abandono a que foram votados, após a conclusão das suas casas, há cerca de dois anos. Algumas ruas continuam por alcatroar, há caixas de esgotos que estão destapadas, os ecopontos nunca existiram e as zonas destinadas a espaços verdes foram ocupadas por ervas daninhas que, dizem os moradores, atraem ratos e insectos. As queixas fazem parte de um abaixo-assinado, com cerca de 600 assinaturas, anteontem entregue ao presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo.

Situada nos limites do concelho da Amadora, entre a Pontinha e À-da-Beja, a Urbanização Moinho do Guizo começou a ser construída há cerca de quatro anos, mas ainda há muitos lotes por construir e as ruas estão ao abandono.

"Não fazem nada! Os jardins e as zonas verdes que foram prometidas não estão concluídas. Os canteiros estavam vazios e, para evitar o crescimento de ervas daninhas, decidi plantar umas árvores em frente ao meu estabelecimento", disse Carlos Figueiredo, morador e proprietário de um minimercado na urbanização. "A câmara nem sequer vem varrer as ruas. Eu é que as limpo muitas vezes. E o lixo só é recolhido duas vezes por semana", conta o morador, que também subscreveu o abaixo-assinado.

"Os ecopontos ainda não foram colocados, embora haja espaço para eles. Os caixotes do lixo cheiram muito mal, a acrescentar às ervas daninhas. Temos muitos ratos e ratazanas a passear pelo bairro, o que é um perigo para as crianças", acrescentou Carla Maria Correia, também comerciante e moradora. A situação é de tal maneira grave que, há dois meses, os moradores decidiram meter mãos à obra, limpar algumas zonas e plantar árvores.

Além dos problemas ambientais que o abandono acarreta, a população queixa-se da inexistência de passeios, ruas com piso em mau estado, despejo ilegal de entulhos e ausência de placas toponímicas, entre outros problemas. "Mudaram o nome da rua onde vivo, mas não avisaram. Também não existem placas que o assinalem. É rara a carta que chega dentro do prazo. Tenho que pagar sempre as contas em atraso", lamentou João Eduardo, um outro morador.

Raposo preocupado

Confrontado com as queixas dos moradores, o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, mostrou-se preocupado e disse que já tinha conhecimento da situação. Segundo o autarca, "o urbanizador tem um conjunto de obrigações no âmbito do alvará que não foram cumpridas. Nomeadamente os jardins, a escola, um parque urbano e a limpeza". Raposo garantiu que o promotor da já foi notificado e adiantou que a câmara irá agora accionar as garantias bancárias. "Estamos a fazer um cálculo daquilo que ainda falta concluir. Mas o valor da garantia não chega para terminar a obra, por isso a autarquia terá que suportar o resto", disse, admitindo que as obras só poderão avançar no final deste ano. "Primeiro teremos que abrir concurso público internacional", disse.

Fonte: Jornal de Notícias - 2.2.2007

Sem comentários: