domingo, 19 de abril de 2009

Moinho do Guizo abordado hoje no Jornal Público

A Câmara da Amadora vai avançar com as obras de urbanização no Moinho do Guizo, na freguesia de São Brás, substituindo-se ao urbanizador que há vários anos deixou por concluir obras da sua responsabilidade. A intervenção está orçada em mais de 1,2 milhões de euros e pode arrancar até Julho.

Será mesmo em Julho? Estamos aqui para ver. Falam tanto, prometem ainda mais e quanto a concretizar. Já ouvimos tantas coisas dos responsáveis da CMA. Estamos cépticos.

Arruamentos por terminar, passeios por fazer, espaços ajardinados e parques infantis que não saíram do papel e deficiências ao nível da limpeza são alguns dos problemas com que a urbanização do Moinho do Guizo se debate, desde que os primeiros moradores se instalaram em 2004. A "culpa", garante o vereador das Obras Municipais, Gabriel Oliveira, é do urbanizador, que "abandonou a obra e nunca mais apareceu".

Aquele que fugiu às responsabilidades tem um nome: Eng.º Ernesto Maria Tomé

Aqui ficam mais alguns dados:

SOPRENDI - SOCIEDADE DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS, S.A.
Número D-U-N-S: 45-460-6427

Contribuinte número: 500933251

Rua Quinta das Conselheiras 2B
Urbanização Monte das Flores - Monte da Caparica
2825-075 Caparica
tel. 212946900
fax. 212946909

Aconselhamos todas as pessoas a não comprarem casas em novos bairros onde o urbanizador seja a SOPRENDI ou o Eng.º Ernesto Maria Tomé.

"O senhor baldou-se e tivemos de actuar", diz o autarca, explicando que por imposições legais só agora foi possível avançar com o levantamento das garantias bancárias depositadas pelo urbanizador, com vista à realização de obras que eram da sua responsabilidade. Gabriel Oliveira acrescenta que este valor, que ronda os 900 mil euros, é insuficiente para a intervenção, pelo que a autarquia pretende obter o valor remanescente através da apropriação de lotes de terreno de que a empresa Soprendi é proprietária.

Mas a CMA também se balda muito. Balda-se a falar com os moradores. Balda-se a responder a e-mails dos cidadãos. Não é verdade Sr. Vereador Gabriel de Oliveira?

O executivo camarário aprovou por unanimidade o lançamento de um concurso público, no valor de mais de 1,2 milhões de euros, para a "conclusão dos arruamentos, colocação da camada de desgaste, pavimentação, construção dos estacionamentos e espaços verdes, construção de parques infantis e colocação da iluminação pública". Vão também ser instalados no local contentores de profundidade para a deposição de resíduos sólidos indiferenciados e ecopontos de superfície.

Porquê ecopontos de superfície? Não seria melhor avançar já para ecopontos de profundidade com mais capacidade e melhor enquadramento urbano?

O vereador das Obras Municipais acredita que a obra poderá arrancar até Julho, devendo prolongar-se por um prazo de cinco ou seis meses. "Não vamos pactuar com situações em que os urbanizadores não queiram concluir as obras", avisa Gabriel Oliveira, revelando que a autarquia se debate com pelo menos uma outra situação do género, na Serra de Carnaxide, na qual pretende também realizar obras em substituição do urbanizador.

Vamos mesmo ver se as obras arrancam em Julho. O Sr. Vereador Gabriel de Oliveira promete muito mas depois não concretiza, como em 21 de Março de 2007 ao afirmar nos jornais "Estamos a acabar o troço de uma estrada para que a urbanização possa ser servida de transportes públicos"

Até hoje nada!

2 comentários:

espreita disse...

Ora, obras em julho, deixa ver, temos eleições para breve, pois só pode ser mais uma promessa eleitoralista, como o diz o S. João Batispa, ou é da minha vista ou não será mentira eleitoralista!!!
arguada-mos

Anónimo disse...

so para 1 de abril de 2010

Pela Câmara Municipal da Amadora, foi aprovado proceder à abertura do Concurso Público para a
empreitada de execução das obras de qualificação do espaço público em substituição do urbanizador no
Moinho do Guizo, bem como aprovadas as respectivas peças concursais, composição do Júri e nomeação
do coordenador de segurança em projecto. – Concurso Público para a Empreitada de Execução das
Obras de Qualificação do Espaço Público em Substituição do Urbanizador no Moinho do Guizo.
(dia 15 de abril 2009)