quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dejectos de Animais de Companhia - Falta de Civismo no bairro

Uma preocupação válida recebida de uma moradora:

Boa tarde, Relativamente à falta de civismo, gostaria de salientar o facto de "novos passeios" servirem,cada vez mais, de casa de banho para os muitos animais da urbanização. A culpa não será concerteza dos próprios animais mas sim dos seus donos, que ao deixarem os presentinhos que os seus animais fazem pelos passeios estão claramente a desrespeitar o seu próximo bem como todas as crianças desta urbanização, que ao quererem brincar sem estarem constantemente preocupados em pisar um destes presentes acabam por ir brincar para a estrada, correndo riscos desnecessários. Moradores desta Urbanização, vamos a ter respeito uns pelos outros. Obrigada S.C.

A remoção imediata dos dejectos deixados pelos seus animais na via pública é um princípio de cidadania: respeitar e preservar o espaço que é de todos. Este é um problema não só ambiental como também, e principalmente, de saúde pública, uma vez que as fezes de um cão alojam vírus, bactérias e parasitas perigosos para a saúde humana.

Como remover os dejectos caninos?
1. Traga um saco de casa sempre que sair com o seu cão
2. Introduza a mão no saco de plástico, como se fosse uma luva
3. Apanhe os dejectos
4. Vire o saco para que os dejectos fiquem no seu interior
5. Dê um nó na extremidade do saco e coloque-o num contentor de lixo.

Em nome da qualidade de vida no Moinho do Guizo, ficamos muito agradecidos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pegando no texto do Sr. Paulo Ferreira - Blog da Urbanização Casas do lago, venho mais uma vez pedir a vossa atençao para este problema que está cada vez pior também na nossa Urbanização.

Obrigada

"SENSIBILIZAÇÃO PARA PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS
Estimados vizinhos

De acordo com a Constituição da República "todos temos direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender".
Os dejectos caninos que encontramos nos espaços verdes e nos passeios da Urbanização constituem um grave problema de imagem e saúde pública. Com os solos contaminados pelas fezes, os habitantes humanos, em especial as crianças, ficam sujeitos a uma série de doenças. Alheios à gravidade do problema, muitos donos continuam a deixar os animais defecar no espaço público, sem posteriormente recolherem os dejectos.

Tenha sempre à mão um saco de plástico para apanhar os dejectos caninos e proceda à sua colocação no contentor.

Voltamos a salientar que a população em geral e principalmente as crianças quando brincam nos espaços públicos estão assim sujeitas a doenças transmissíveis pelos cães. A responsabilidade primeira e o dever moral de proceder à limpeza e remoção imediata dos dejectos produzidos pelos seus animais de companhia na via pública (passeios e espaços verdes condignos aos Edifícios) cabem aos donos ou acompanhantes dos animais.

Respeite o direito dos outros moradores para uma Urbanização limpa e saudável.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Duarte Ferreira"