domingo, 15 de fevereiro de 2009

Café em risco de fechar e aquilo que a CMA poderia fazer

Conversando com a dona de um café aqui do bairro ficámos a saber que ela e o seu marido irão fechar o espaço se no final do mês não se iniciarem as obras de melhoramentos no Moinho Guizo.

É mais uma notícia triste, mas perfeitamente compreensível. Há um cansaço generalizado dos moradores que esperam, muito pacientemente até, pela concretização do plano de urbanização do bairro.

Enquanto se espera por uma decisão do tribunal, desespera-se.

Poderia a CMA realizar outras acções que minimizassem os efeitos desta espera e o desespero dos moradores?

Cremos que sim! Algumas das sugestões que deixamos para a Câmara Municipal da Amadora (CMA):

1. Realizar uma reunião aberta com os moradores explicando o ponto de situação
2. Visitar o bairro com regularidade e comunicar directamente com os moradores
3. Proceder à limpeza regular do bairro
4. Escrever uma carta a cada morador e manifestando a atenção e empenho da CMA na resolução neste problema
5. Realizar uma manhã de limpeza comunitária das ruas, reunindo moradores, vereadores e presidente da CMA, presidente de junta e funcionários dos serviços de limpeza da autarquia
6. Apoio técnico na área da consultoria e formação a todos os comerciantes do bairro, de modo a assegurar que estes consigam manter as suas actividades.

Que outras sugestões gostaria de dar à CMA?

15 comentários:

Vila Chã disse...

Parabéns pela iniciativa. Boa sorte.

RH disse...

Obrigado pela participação e leitura constante. Vamos ver no que dá tudo isto

Anónimo disse...

Mas o Senhor vereador anda a brincar connosco, o ano passado quando vieram visitar a urbanização disseram que no inicio de 2009 iriam proceder, numa primeira fase à conclusão dos passeios, e dos arruamentos, agora já está a dizer que a responsabilidade é do urbanizador até aí já todos nós sabemos mas visto que o sr urbanizador bateu a asa cabe à camara resolver o problema e chega de andarem com rodriguinhos pois nós que aqui moramos já estamos fartos de sofrer com toda esta situação ou é preciso irmos todos para a frente da camara e fazer uma manifestação se é isso que o sr vereador quer nós vamos.
Sr vereador GABRIEL DE OLIVEIRA nós habitantes da urbanização já esperámos tempo de mais para ver esta situação resolvida e o que é certo é que ainda NADA ,MAS NADA foi feito a paciência tambêm se esgota .
A.F.

Unknown disse...

Certo é que o Bairro da Quinta do Bom Nome aos poucos lá vai sendo arranjada e não tem metade do lixo à volta que nós temos....
Mais informo que o prometido é devido, portanto amanha seguem as fotos e um pequeno texto para "O nós por cá".

Anónimo disse...

Caros vizinhos,
Acabei de fazer uma carta à CM Amadora, mas o certo, e como já alguèm disse, continua tudo na mesma!!! Tudo!!! Moro desde 2003 no bairro, e não existem alterações, melhor.... existir, existem, mas para pior!!! Estamos em ano de eleições, em ano de abertura, de certeza com toda a pompa e circunstancia, do maior CC da Peninsula Ibérica, e por isso é agora que temos de actuar, há que dizer "BASTA!!!!" Se não, meu caros vizinhos, sem o "nosso" ruído, daqui a um ano, ainda estaremos todos na mesma.

Anónimo disse...

Mais uma manobra do ser vereador para entreter o pessoal
A responsabilidade e da câmara municipal e dele próprio.
Ou esta a chamar estúpidos a todos nos.
Aonde estão as tais ditas garantias, e qual e o montante
Diga a verdade. O moinho do guizo precisa de verdades e gente competente não de manobras de diversão.

Anónimo disse...

Caros vizinhos hoje mesmo enviei como tinha dito este assunto para a SIC e para a TVI, se alguém souber o contacto da RTP que me forneça que eu envio também!
Se alguém quiser ver as melhores (PIORES) fotos do moinho é só deixar o e-mail. São 39 fotos seleccionadas!

Abaixo segue o texto que encaminhei para as entidades.



Boa Tarde Exmºs Srs!
Venho por este meio pedir a vossa ajuda na divulgação deste caso que afecta cerca de 500 habitantes há cerca de 5 anos.
Passo a explicar um pouco a situação.

A Câmara Municipal da Amadora promete solução para urbanização inacabada.

Câmara da Amadora assegurava começar resolver a situação em Janeiro de 2009.
A Urbanização Moinho do Guizo da freguesia de São Brás - Mina na Amadora neste momento está uma desgraça e não fosse os prédios novos julgaria-se que estava ao abandono ou seria um bairro social, ruas salpicadas de massa e entulho, estradas esburacadas e desprovidas de sinalização, passeios em terra batida e outros danificados e cheios de ervas daninhas, onde deveriam existir jardins o que existe é um matagal, ervas com meio metro de altura, canteiros sem árvores ou qualquer plantação mas sim com ervas daninhas e outros até aproveitados por alguém que semeou couves, parque urbano só no projecto, sem ecoponto, lixo e entulho que os construtores vão deixando nos lotes de terreno vagos, esta urbanização é habitada há cinco anos. Os moradores do Moinho do Guizo acusam a câmara da Amadora de estarem de "braços cruzados" perante o alegado incumprimento dos alvarás de loteamento por parte do urbanizador, pondo em causa a qualidade de vida e a segurança de cerca de 500 pessoas.

Frase proferida por parte da Câmara Municipal da Amadora:
"O urbanizador fugiu e só podemos actuar no final de 2008, que é quando termina o prazo que ele tem para acabar os trabalhos", sustenta o vereador da Câmara Municipal da Amadora Gabriel Oliveira, acrescentando que as obras de conclusão da urbanização do Moinho do Guizo deverão ter início em 2009, cinco anos após a instalação dos primeiros moradores.

Jornal O Público em 10-01-2008:
E como foi fixada uma garantia bancária inferior aos custos reais da obra? "Não sei. A verba inicial, de 800 mil euros, foi aprovada em 1998, antes de o actual executivo tomar posse, e é actualizada em função da taxa de inflação", explica o vereador, garantindo que, logo que a obra esteja terminada, os empreiteiros poderão retomar a construção dos prédios em falta (dos 125 previstos, apenas 46 estão concluídos). O PÚBLICO tentou conhecer a posição da empresa urbanizadora, a Soprendi, mas os seus responsáveis não quiseram pronunciar-se.

Comentário de um morador ao Jornal O Público em 10-01-2008:
"Vivem aqui entre 400 e 500 pessoas e o lixo continua a acumular-se nas ruas, porque nem sequer temos ecopontos. Há estradas em terra batida e ruas sem passeios e sem nome, os canteiros estão vazios e há ratos a andar de um lado para o outro. Falta o parque urbano e uma zona desportiva, ambos projectados mas nunca concretizados. Venderam-nos gato por lebre", lamenta Hugo Jorge, residente no bairro desde 2004.

Várias cartas já foram feitas para a Câmara Municipal por parte de moradores sendo a última delas respondida quase de imediato com a seguinte resposta:

Exmo. Senhor

Antes de mais queremos agradecer a oportunidade que nos dá para, não só, constatarmos as demais preocupações dos nossos munícipes, sustentado no principio da participação democrática, como também, por esta via podermos informar os mesmos do trabalho realizado por esta autarquia.


Assim, cumpre-nos informar V. Exª que a responsabilidade das obras por concluir são única e exclusivamente do urbanizador cujo processo de levantamento de garantias bancária aguarda decisão jurídica para que a Câmara Municipal da Amadora possa substituir o urbanizador.

Com os melhores cumprimentos.

Gabriel de Oliveira, engº

Vice-Presidente



Os moradores Criaram um Blog em 2007 para combater esta causa que até agora em nada surtiu efeito: http://moinhodoguizo.blogspot.com/

Em anexo envio várias fotos do estado miserável da urbanização.

Com os melhores cumprimentos e desde já agradeço a ajuda que o "Nós por cá" poderá dar a esta urbanização.

Anónimo disse...

se houver resultados dos contactos com a comunicação social, por favor comuniquem para que possamos também divulgar aqui no blog

Anónimo disse...

boa tarde a todos os vizinhos venho por este meio informar para que esta semana estejam atentos a uma rádio Nacional, por sinal a rádio de maior audiência, porque alguêm, (que está muito contente )vai dar os bons dias em DIRECTO ao nosso presidente da Camara assim como tambêm não podia deixar de ser ao Sr Vereador Gabriel de Oliveira pelos bons serviços que têm prestado á urbanização MOINHO DO GUIZO até á presente data .
um abraço a todos os vizinhos
e vamos em frente .

A.F.

Anónimo disse...

Em que dia da semana será isso??

Mais informo que hoje decidi expandir-me.

Portanto o nosso caso já foi divulgado pela seguintes entidades da comunicação social:
- SIC
- TVI
- Correio da manhã
- 24 Horas
- Global Noticias
- Jornal de Noticias
- Diário Noticias
- Expresso

Vamos à luta porque se não nunca iremos ver o nosso problema resolvido... Se necessário manifestação penso que estamos quase todos disponiveis para isso!

RH disse...

Caro A.F.

Qual é a rádio? Por favor dê-nos o máximo de informação para que todos possamos ouvir e apoiar a intervenção.

Um abraço,
Blog Moinho do Guizo

Anónimo disse...

a rádio é a rádio renascença (frequência 103.4 fm), ainda não sei o dia certo, mas se antecipadamente souber, logo informo.
vamos dar conhecimento ao maior numero de pessoas (vizinhos ) que pudermos porque eles (C.M.A ) não podem continuar a gozar connosco.
E jà agora era importante tentarmos marcar um encontro aqui no bairro para nos darmos a conhecer, e assim começarmos a defenir as formas de luta que achassemos mais oportunas não acham ???
um grande abraço a todos .
E até breve

A.F.

Unknown disse...

Concordo plenamente... Deveria haver uma reunião com o máximo de moradores possivel.

P.T

Anonimo disse...

Ola bom dia,
Venho desta forma tb enviar mais informações para o blog e aguardar a marcação de uma reunião com todos os moradores..

Exmo. Senhor





No seguimento da nossa resposta informa-se que não vai haver novo urbanizador. A Câmara Municipal da Amadora ir-se-à substituir ao urbanizador, fazendo as obras que ele não fez.

Para já, está em fase de elaboração o projecto de execução; depois do projecto concluído, irá ser lançado um concurso público, para execução das obras.

Provavelmente, só será possível iniciar as obras (se tudo correr bem), no último trimestre de 2009.



Com os melhores cumprimentos



A Chefe da Divisão de Espaços Verdes

Celeste Baptista, Arq.ª Pais.ª


TEMOS QUE FAZER ALGO!!!!!!

Anónimo disse...

Bom dia : caros vizinhos cá estou eu como prometi, a dar-vos noticias.
Então ouçam amanhã dia 19 quinta feira a rádio renascença entre as 6,30 e as 7 horas o meu mais profundo agradecimento ao sr presidente da camara e ao sr vereador gabriel oliveira pelos bons serviços que vêem prestando ao nosso bairro.
Por favor informem o maior numero de vizinhos que eu tambem vou fazer o mesmo para que ouçam, e assim os motivarmos para a luta (no bom sentido) que temos que travar com eles para que de uma vez por todas isto vá p'ra frente
já esperámos tempo de mais...

um abraço a todos e até amanhã.